Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

CLIQUE AQUI E LIBERE SEU DESCONTO DE PRIMEIRA COMPRA

Do que uma Barraca é feita? 6 pontos que compõem uma Barraca

30 jan, 2018

À primeira vista uma barraca parece algo simples, mas ela é composta por várias partes essenciais para a segurança e proteção contra a chuva e vento.

Que tal olharmos esses itens para entendermos o funcionamento de uma barraca e não ter mais problemas durante o acampamento?

1- Quarto (Corpo da Barraca)

Sendo a parte onde você irá dormir e guardar seus equipamentos, o quarto além de te proteger do frio e chuva, é a parte mais importante da barraca. Na maioria das barracas usadas atualmente, o quarto possui telas mosqueteiras ou são produzidas com algum tecido respirável para permitir a entrada e saída do ar.

Em sua maioria, há pelo menos um bolso para acessórios e pequenos objetos no quarto da barraca. Fique atento a esse detalhe para que não falte lugar para você e seus equipamentos.

Materiais do quarto:

  • Algodão: Apesar de serem transpiráveis também apresentam mais chances de desgaste e são pesados.
  • Poliéster: Essas barracas apresentam maior resistência contra o desgaste e decomposição, além de serem mais leves.
  • Nylon:  Esse tecido é leve e possui bastante elasticidade.  Apresenta pouco desgaste, porém este tecido pode acabar sofrendo algumas deformações ao longo do tempo.  

2- Piso

O piso da barraca serve para proteger o quarto da umidade e pequenos animais presentes no solo. Além disso, o piso ajuda a manter a barraca quente, impedindo que a baixa temperatura do solo suba para o quarto. Em casos de chuva ele também será o responsável por não permitir que a água entre por baixo da barraca.

Materiais do piso:

Plástico: Os pisos de plástico são feitos de polietileno, que se mantem impermeável por um bom tempo. Apesar de serem grossos e pesados podem apresentar alguns rasgos com facilidade.

Tecido: Precisam passar por alguns processos de impermeabilização. Os tecidos mais utilizados para pisos de barracas são o nylon e o poliéster, que apesar de serem bem parecidos e apresentarem boa resistência e leveza, o poliéster geralmente é mais barato e costuma ter um pouco menos de qualidade.

3- Varetas (estrutura)

As varetas possuem a função de manter a barraca armada e em pé. Toda a barraca vem acompanhada de um conjunto de varetas, porém, geralmente essas varetas estão divididas em várias partes para facilitar o transporte. Há também um elástico dentro das varetas que serve para uni-las no momento da montagem da barraca.

Materiais da vareta:

Alumínio: São leves e apresentam ótima resistência. As barracas com varetas de alumínio são indicadas para campings com chuvas e ventos fortes. Também existem as varetas de duralumínio que são mais resistentes do que as de alumínio, mas não são tão utilizadas.

Fibra de vidro: As barracas mais populares possuem varetas de fibra de vidro. Apesar de possuírem um custo baixo elas não são tão leves quanto as varetas de alumínio e quebram mais facilmente.

Fibra de carbono: Se destacam por apresentarem boa resistência e leveza.

4- Estacas

As estacas, também conhecidas como espeques, são fundamentais para quem está acampando ao ar livre para manter a barraca no chão e impedir que ela se mova.

Materiais das varetas:

Alumínio: Não apresentam boa resistência e podem acabar entortando com o uso, porém este é um material que não enferruja e é leve.

Aço: São mais resistentes e pesadas. A desvantagem das estacas de aço é que elas enferrujam com o tempo, porém, há o aço inox e o galvanizado, que demoram mais para enferrujar.

5- Sobreteto

O sobreteto dá a barraca ainda mais resistência contra chuva e ventos, até mesmo contra o frio. Apesar de serem como uma capa os sobretetos possuem no mínimo uma janela para ventilação.

É importante que as costuras do sobreteto sejam seladas (cobertas por uma fita) para que em caso de chuva a água não entre pelos buracos da costura.

Os sobretetos mais indicados são o completo e com avancê. O sobreteto completo oferece mais segurança e resistência pois cobrem a barraca até o chão. Já o sobreteto com avance, além de proteger toda a barraca, possui um espaço extra que varia de tamanho de acordo com o modelo, podendo ser com espaço apenas para alguns equipamentos ou uma espécie de varanda da barraca.

Também existem os sobretetos parciais que cobrem quase toda a barraca, mas deixam a parte da frente sem proteção e diferentemente dos sobretetos completos não é possível fechar esta abertura.

No lugar do sobreteto algumas barracas possuem uma espécie de chapeuzinho, que é uma pequena proteção apenas na parte de cima e que não protege a barraca da chuva e do vento.

Atualmente alguns modelos de sobretetos possuem uma camada de alumínio para refletir a luz do Sol e manter a barraca mais fresca, também ajudando para que calor dentro da barraca não vaze quando se está acampando em lugares com baixas temperaturas.

Materiais da sobreteto:

Poliéster:  Esse material é utilizado em quase todos os sobretetos. Em alguns casos a densidade do tecido pode variar. 

6- Cordas de fixação

As cordas de fixação, também chamadas de cordinhas ou esticadores, servem para esticar o sobreteto, afastando-o da barraca. Muitos podem até achar que não, mas essas cordas são fundamentais para garantir a resistência da barraca, pois se o sobreteto não estiver esticado corretamente o vento ou a chuva poderão danificar a barraca ou entrar nela, mesmo que seja impermeável. Com o sobreteto bem esticado a ventilação dentro da barraca também irá melhorar.

Agora que vimos as partes principais de uma barraca cadastre-se para receber mais materiais informativos sobre camping e barracas! Você também poderá conferir as barracas que nós temos em nossa loja e encontrar a barraca ideal para você!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

  • Thayara em 01/02/2024

    Boa tarde! Meu nome é Thayara Costa, trabalho na empresa Capital Moto Week Entretenimento, realizamos em Brasília um festival de 10 dias, onde possuímos uma área de camping, e estou como uma necessidade de barracas para camping personalizadas. Mediante a isso gostaria de fazer uma cotação, segue a demanda: - 150 a 200 barracas – para 2 pessoas com personalização. Fico no aguardo!

    @resposta: Oie Thayara, personalização não realizamos, mas trabalhamos com barracas das melhores marcas do mercado, caso deseje nos chama no nosso WhatsApp por favor: 41 99801-5139, que um de nossos vendedores realiza a cotação para você!

  • José Antônio Rodrigues em 07/10/2023

    Muito bom ter dicas para comprar material de construção de barracas

    @resposta: Que bom que gostou das informações José. Ficamos felizes em o ajudar!!

  • Marcio Manasia em 14/12/2022

    Gosto de acampar. Hoje tenho trailer e gostaria de estar informado das novidades

    @resposta: Olá amigo tudo bem ? Que bom amigo, então nesse caso o senhor esta no lugar certo, aqui em nosso blog estaremos trazendo sempre novidades para os amantes de camping.

Ícone: WhatsApp WhatsApp