Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

CLIQUE AQUI E LIBERE SEU DESCONTO DE PRIMEIRA COMPRA

13 Equipamentos que todo montanhista precisa ter

23 jan, 2018

Antes de comprar seus equipamentos para montanhismo é importante ter em mente qual tipo de atividade você pretende realizar, pois conforme a atividade o número de equipamentos exigidos será maior ou menos e em algumas delas é fundamental estar com equipamentos especiais para proteção e segurança.

Confira agora uma breve explicação sobre alguns equipamentos usados na prática do montanhismo. Veja quais são os equipamentos certos para você investir e se aventurar.

Caminhadas em montanhas:

Se você pretende praticar apenas caminhadas não será necessário levar muitos equipamentos, porém é importante verificar o nível da trilha. Com os equipamentos básicos você poderá realizar caminhadas leves sem muitos obstáculos ao longo do caminho.

Tênis ou Botas: O uso do calçado certo evitará dores e lesões principalmente no tornozelo. Dependendo do tipo de trajeto que você irá percorrer poderá optar entre botas ou tênis, sendo que o tênis é indicado apenas para caminhadas mais curtas e com trilhas de nível fácil sem obstáculos. Em trilhas longas ou irregulares com buracos, pedras ou degraus o ideal é optar por uma bota de cano alto, pois assim o tornozelo ficará firme e protegido de possíveis torções. 

Mochila: Item fundamental para guardar equipamentos e acessórios, a mochila poderá variar de tamanho conforme a duração da caminhada que você pretende fazer. Para caminhadas pequenas de apenas algumas horas você pode optar por modelo menor e mais simples, mas para realizar caminhadas mais longas é fundamental escolher uma mochila com um bom tamanho, de preferência de 40 a 70 litros.

Barraca: Caso você pretenda passar a noite na montanha será necessária uma barraca para descansar, se proteger do frio e chuva e guardar seus equipamentos e alimentos. Observe sempre o modelo da barraca pois é indicado que ela seja resistente a chuva e ao frio.

Saco de dormir: Este é outro equipamento que aconselhamos para você caso pretenda passar a noite na montanha. Durante a noite e madrugada a temperatura costuma cair nas montanhas, criando a necessidade de estar com um saco de dormir para se manter aquecido. Em alguns casos o desconforto não é o único problema causado pelo frio, o risco de hipotermia é grande caso você não possua nada para se esquentar. 

Kit de Primeiros Socorros: Mesmo com toda segurança e cuidado sempre estamos expostos a diversos perigos, por isso, antes de ir praticar qualquer atividade de montanhismo verifique se está levando um kit de primeiros socorros com você.

Lanternas e canivetes: Uma lanterna ou canivete podem ser úteis em vários momentos que irão variar conforme a situação, mas serão essenciais para qualquer atividade noturna ou que necessite cortar algo. 

Atividades radicais

Se você pretende praticar uma atividade radical em montanhas como escalada ou rapel será necessário investir em equipamentos específicos, principalmente itens de segurança. Mas lembre-se, quando o assunto é sua segurança o indicado é não economizar e investir em equipamentos de qualidade.

Sapatilha: A sapatilha é um dos itens obrigatórios para escalada pois oferece mais equilíbrio e aderência enquanto estiver em contato com a rocha. Existem alguns pontos que você deverá levar em consideração e avaliar amarração da sua sapatilha, são eles:

  • Cadarço: As sapatilhas com esse tipo de amarração possibilitam um melhor ajuste aos pés e são boas para quem tem pés finos.
  • Velcro: As sapatilhas com amarração de velcro não possibilitam o ajuste adequado nos pés e dependendo da qualidade do material poderá ocorrer maiores problemas.
  • Slipper: Esse modelo de sapatilha possibilita menos ajustes e isso pode fazer o que ela fique solta devido o suor dos pés.

Outro ponto importante a ser observado é o material da sapatilha. As sapatilhas feitas com couro sintético ou natural são mais confortáveis e respiráveis, mas também são mais propícias ao surgimento de mal cheiro. As sapatilhas de material sintético não são tão confortáveis e respiráveis como as de couro, porém, apesar de serem menos propícias a mal cheiro fazem com que os pés suem com mais facilidade. 

Cordas: As cordas estão entre os principais equipamentos de segurança pois evitam quedas e choques com rochas no caso de quedas, evitando que o atleta sofra graves lesões. 

É importante ficar atento na hora de escolher uma corda para escalada ou rapel. Primeiramente a corda deve possuir certificação UIAA (União Internacional das Associações de Alpinismo), pois esse é o certificado que garante que ela passou pelos principais testes de qualidade e resistências mostrando-se adequada para a prática de escalada e rapel. 

A corda também precisa ser dinâmica, ou seja, possuir elasticidade de 6 a 10% sob o peso do atleta para que consiga absorver o impacto de uma queda. As cordas possuem capa e alma, sendo que a alma é a parte interna da corda e que geralmente consiste em diversas cordas trançadas individualmente, o que gera a elasticidade da corda. Já a capa é basicamente o tubo de tecido que envolve a alma. Para quem pretende escalar no gelo o indicado é optar por uma corda que possua capa Dry, pois essas capas são resistentes a água. 

Capacete: Outro equipamento de extrema importância para a segurança do atleta de montanhismo. O capacete serve principalmente para evitar lesões graves em casos de queda e proteger a cabeça de possíveis objetos que possam cair durante a escalada ou rapel. O capacete precisa ser ventilado, leve e com alças de fixação para se ajustar bem na cabeça.

Os capacetes feitos de policarbonato são mais duros e possuem correias na parte interior para absorver melhor o impacto. Por serem mais pesados não são tão usados hoje em dia, porém são duráveis e apresentam boa resistência.

Os capacetes híbridos possuem uma espessura média e absorvem os impactos com espumas. Eles são indicados por serem leves.

Uma dica importante é não comprar capacetes usados, mesmo aparentando bom estado o capacete pode ter sofrido golpes que o causaram alguma lesão que tenham prejudicado sua integridade.

Fita solteira: A fita solteira é responsável por prender o atleta no grampo quando ele faz uma pausa na escalada, necessitando ser de boa qualidade para garantir a segurança do escalador. As fitas solteiras mais utilizadas são feitas de Nylon pois é um material bastante resistente, duradouro, e barato. Há também as fitas feitas com Spectra (fibra de polietileno) que apesar de serem mais resistente não são muito adequadas para quedas. 

Mosquetões: Eles são necessários para encaixar outros equipamentos, principalmente os de segurança, como cordas e fitas. Os mosquetões podem ter trava de rosca que proporciona maior segurança ao escalador pois dificilmente abrem acidentalmente. Nesse tipo de trava há um pequeno tubo que deve ser rosqueado na abertura do mesmo.  

Outro tipo de trava comumente usada é o automático que realiza o travamento com maior agilidade, pois seu sistema de mola aciona ou libera a abertura e travamento, porém, mosquetões desse tipo apresentam defeitos com mais frequência. Há também os mosquetões que não possuem nenhum tipo de rosca para travamento, que também são usados por escaladores, pois são fáceis e rápidos para colocar e tirar da corda.

Cadeirinha: A cadeirinha é composta por fitas que prendem as pernas e cintura do montanhista prendendo o atleta na corda, mosquetões e freios. Há diversos modelos de cadeirinha, as mais simples devem ser usadas apenas em atividades dentro de academias de escalada, não sendo recomendadas para a prática em rochas. Já os modelos esportivos possuem acolchoamento nas fitas para que o desconforto gerado pela tensão das fitas não prejudiquem o atleta.

Também existem outros modelos como a cadeirinha de conquista, mais confortável e indicada para quem vai passar dias escalando. Já a cadeirinha de escalada em gelo, como o nome já diz, é recomendada para quem vai escalar no gelo enquanto a cadeirinha Integral é o tipo que proporciona a mais segurança, sendo recomendada para crianças.

Freio: Também conhecido como descedor, o freio garante a segurança do atleta no rapel, criando atrito com a corda e diminuindo a força necessária para segurar.  Os freios manuais possuem funcionamento bem simples. Geralmente são de mental e possuem duas aberturas, sendo que em uma delas enrosca-se a corda e a outra deve ser presa a cadeirinha através de um mosquetão. Entre os freios manuais o freio oito é o mais conhecido, principalmente entre os praticantes de rapel. Como o nome já diz, esse tipo de freio possui um formato muito parecido com o número 8.

Há também o freio automático que funciona sem precisar ser acionado, segurando sozinho a corda no caso de uma queda. Para ele funcionar corretamente o atleta deve estar sempre atento as recomendações de manuseio do freio, como por exemplo, prendê-lo corretamente à cadeirinha. Esse modelo é maior e mais pesado, o que pode acabar gerando algum desconforto.

Agora que você já sabe quais os principais equipamentos e as diferenças dos modelos aproveite para conferir os equipamentos e acessórios para montanhismo na Aventura & Cia e já garanta os equipamentos que você vai precisar para sua próxima aventura!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

  • ariana grande em 15/09/2023

    achei o bom trabalho para achar aq que era pressiso

    @resposta: Que bom que encontrou o que procurava Ariana. Se precisar de alguma outra informação conte conosco.

  • Gabriel em 01/12/2021

    Muito bom o único site que eu encontrei a resposta que eu queria muito bom recomendo

    @resposta: Ola senhor Gabriel, Ficamos muito felizes com esse feedback senhor, pois estamos trabalhando para sempre deixar nossos clientes mais informado e trazer sempre novidades.

Ícone: WhatsApp WhatsApp