Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

CLIQUE AQUI E LIBERE SEU DESCONTO DE PRIMEIRA COMPRA

Como escolher minha bota para Trekking?

28 nov, 2017

Conheça as principais características que a sua bota para Trekking precisa ter para cada tipo de atividade!

Como falamos em posts anteriores, usar uma boa bota para Trekking é fundamental para evitar dores e lesões no tornozelo durante trilhas e caminhadas. Para ajudar na sua escolha separamos 04 dicas com as principais características das melhores botas para Trekking. 

1- Observe o solado da bota

Uma boa bota para Trekking necessita ter um solado mais grosso para que você não sinta as pedras do caminho e para garantir uma maior aderência em terrenos acidentados e melhor absorção de impactos evitando que você escorregue. O ideal é que o solado seja em alto relevo e com ranhuras ou cravos para aumentar o nível de aderência e tração da sola, seja em superfícies de terra, lama ou rocha. 

2- Sua Boa necessita ser leve, impermeável e transpirável

A maioria dos Trekkings costumam durar de horas ou dias. Com uma bota leve seu esforço será menor e fará muita diferença no final da caminhada quando você estiver cansado.

Observe se a bota é impermeável, pois durante o caminho você talvez vá atravessar um terreno com lama ou algum riacho. O orvalho presente nas plantas aos poucos irá molhar a sua bota, deixando-a desconfortável e mais pesada.  

Para evitar que o seus pés e meias fiquem suados é importante que a bota seja de material transpirável. Caso fique com os pés úmidos no calor, o desconforto será grande e caso seja em um clima mais frio a sensação térmica irá piorar bastante.

3- Botas de cano alto e cano baixo

Na maioria das vezes o tipo de bota indicado para Trekking são as botas com cano alto pois protegem o tornozelo de lesões e torções em terrenos mais acidentados, com superfícies irregulares ou com obstáculos no caminho.  

Já as botas com cano baixo permitem uma maior liberdade de movimento e são mais leves. Essas botas são semelhantes a um tênis comum, se diferenciando pelos materiais empregados que são mais robustos. Geralmente as botas de cano curto são usadas em trilhas leves de até um dia, com  o mínimo de desnível e sem mochilas cargueiras.

4- O material da bota

A maioria dos materiais utilizados em botas são sintéticos ou couro. Os materiais sintéticos costumam ser mais finos e consequentemente possibilitam uma melhor respiração dos pés, consequentemente existe a chance de entrar água caso o material não seja impermeável. As botas com materiais sintéticos são as mais procuradas por possibilitarem uma melhor flexibilidade de movimentos.

As botas feitas de couro seguram melhor a umidade do lado de fora, são mais pesadas, não são indicadas para trilhas longas, são mais resistentes a entrada de água e são uma boa opção para ambientes mais frios. Um ponto negativo das botas de couro é sua fragilidade, em alguns casos elas acabam se rasgando mais facilmente do que a botas materiais sintéticos por ser um material menos maleável.  

BÔNUS - Indicações: 

Botas para caminhadas em trilhas leves e caminhadas curtas, parques urbanos, trabalho, passeios e viagens: (Botas impermeáveis e respiráveis)

Essas botas normalmente são mais leves, feitas de tecido e couro. São  flexíveis  e podem ser usadas com mochilas de até 10 kg.    

Botas para travessias: (Botas impermeáveis e respiráveis)

Botas para travessias são em sua maioria mais rústicas e duráveis. Com solados grossos, protegem das pedras no caminho e evitam possíveis lesões e torções, mas são mais pesadas. 

Botas para montanhismo e expedições: (Botas impermeáveis e respiráveis)

Essas botas são mais resistentes e duráveis, geralmente possuem canos altos com solado agressivo e durável. Podem ser usadas com mochilas pesadas e permitem um bom apoio aos pés.  São boas para caminhadas longas e viagens de longa duração. 

Já sabe qual a bota para Trekking que você precisa? Aproveite nossas dicas e indicações e confira as botas para trekking que temos na Aventura & Cia! Não deixe de dar uma olhada nos vários equipamentos para trekking que temos disponíveis no nosso site!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

Este conteúdo ainda não teve comentários.
Ícone: WhatsApp WhatsApp