Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

CLIQUE AQUI E LIBERE SEU DESCONTO DE PRIMEIRA COMPRA

Montanhismo: quais suas modalidades e equipamentos básicos?

11 jan, 2018

Popularmente o montanhismo se refere a um conjunto de atividades ligadas a montanhas, porém, no contexto esportivo o montanhismo é a prática de atividades em média montanha, ou seja, montanhas com até 2.500 metros de altitude. Que tal vermos algumas atividades relacionadas ao montanhismo e alguns equipamentos necessários para praticar tais atividades? Preparamos um resumo que vai lhe auxiliar nessas dúvidas.

Escalada 

A escalada é um dos mais conhecidos esportes que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Seu objetivo é alcançar o topo de uma montanha ou de blocos e paredes artificiais dividida em algumas modalidades sendo as principais: outdoor, prática ao ar livre, e indoor, que se caracteriza por ser praticado em lugares fechados. A escalada pode ser praticada em grupo ou individualmente. Em todos os casos é indicado o uso do pó de magnésio para retirar o suor da mão e aumentar o atrito com a parede, garantindo mais segurança.

As rotas para escalada que uma montanha possui são chamadas de vias, podendo haver várias vias de níveis diferentes em uma única montanha. As vias mais populares costumam ter nomes específicos e forma diversos grupos, sendo importante conhecer  o grupo (área) que você vai escalar, as vias que ela possui e o grau de dificuldade.  

Rapel

O rapel é a atividade de descer montanhas, prédios, paredões, cachoeiras, penhascos, pontes, abismos, etc. Com uma corda e utilizando técnicas para transpor obstáculos, o rapel pode ser praticado juntamente com a escalada, ou seja, a escalada pode ser utilizada para subir a montanha e o rapel para descer.  

Aqui no Brasil o rapel chegou a cerca de 15 anos através de espeleólogos que exploram grutas, cavernas, fontes e águas subterrâneas. É possível durante a descida realizar diversas manobras, desde balançar e até ficar de cabeça para baixo. O rapel exige muita força, técnica e concentração assim como outros esportes radicais. No rapel é importante o uso de luvas para proteger as mãos de possíveis queimaduras devido a fricção com a corda. As luvas também ajudam a ter mais atrito quando a velocidade da descida é reduzida. 

O Rapel é dividido em duas modalidades:

  • Rapel positivo: Quando o atleta toca a parede com os pés durante a descida. 
  • Rapel negativo: Quando não há contato dos pés do atleta com a parede.  

Principais equipamentos para escalada e rapel: 

Sapatilha – Na hora de escolher um sapato adequado o ideal é optar por uma sapatilha de escalada por oferecerem ao atleta maior equilíbrio enquanto escala a rocha.  

Corda –  As cordas para escalada e rapel geralmente possuem boa elasticidade e resistência. São utilizadas pelo atleta para que caso ocorra alguma queda a corda o segure evitando que se choque com a rocha e sofra graves lesões. 

Capacete – Os capacetes para escaladas possuem a função de proteger a cabeça do atleta de possíveis objetos que podem cair durante a escalada. Ele também é fundamental para a segurança do escalador caso ele sofra alguma queda. 

Mosquetões – Eles são necessários para encaixar outros equipamentos, principalmente os de segurança, como é o caso das cordas e fitas. Os mosquetões geralmente são de aço ou duralumínio (conjunto de ligas metálicas). 

Fita solteira – Essa fita deve ser utilizada pelo escalador para que quando ele dê uma pausa na escalada a use para se prender ao grampo e assim garantir sua segurança. 

Freio – No rapel o freio é fundamental para uma descida tranquila e com segurança, pois devido ao atrito criado com a corda diminui a força necessária para a segurar e efetuar a descida. Na escalada ele também é indispensável para garantir a segurança do atleta.  

Caminhadas em montanhas 

Os equipamentos para caminhada em uma montanha são mais básicos e variam de acordo com o nível de aventura. Se a ideia é uma caminhada de um dia, um bom par de botas e uma mochila são o suficiente, mas caso você pretenda passar a noite na montanha é fundamental levar uma barraca e um saco de dormir. Também é indicado sempre carregar uma lanterna e um canivete para emergências e não esqueça de sempre colocar na mochila um Kit de primeiros socorros. 

As caminhadas em montanhas também são caracterizadas como Trekking e você pode conferir mais dicas e informações sobre caminhadas em montanhas nos nossos posts sobre Trekking no nosso blog.

Agora que você já sabe quais equipamentos são necessários para praticar atividades de montanhismo  aproveite para conferir os equipamentos e acessórios para montanhismo que temos disponíveis na Aventura & Cia.


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

Este conteúdo ainda não teve comentários.
Ícone: WhatsApp WhatsApp