O que é trekking? Será que é diferente de caminhada?

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2017 - Trekking

O Trekking é uma atividade física e aeróbica que pode ser praticado como uma forma de lazer ou de competição. Também conhecido como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. O Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa pois é uma atividade de baixo impacto, porém isso irá depender da trilha escolhida.

Trekking é uma palavra de origem africana e significa "seguir a pé um percurso ou caminho". Durante o século XIX quando os holandeses colonizaram a África do Sul que o trekking nasceu. O termo era utilizado para se referir à resistência física e ao sofrimento, pois a caminhada era o único meio de locomoção naquela época. Os ingleses, ao chegarem na região aderiram a palavra e passaram a usar para se referir as longas caminhadas que os seus trabalhadores precisavam enfrentar. 

Em sua primeira trilha é aconselhado que você tenha o acompanhado de um guia que já conheça o caminho pois nessa primeira experiência ele poderá avaliar o seu ritmo, necessidades e dificuldades em uma trilha, mas também se avalie em todo o caminho e identifique as situações que surgirem para que na próxima vez você não dependa de guias ou outras pessoas.

Tipos de trekking

Trekking de um dia – É o tipo de Trekking mais praticado, com uma caminhada mais curta, aproximadamente 10 km, é considerado como lazer. Caracterizado por marcas de início e fim bem delimitadas podendo ser praticado em grupo ou individualmente. 

Travessias ou Trekking de longa distância – Também considerado como uma atividade de lazer, pode ser praticado em grupos. Para essas trilhas você precisará de equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria pois podem durar vários dias. Quando contam com carregadores, cozinheiros e guias especializados são consideradas expedições.

Trekking de regularidade – O Trekking regularidade é considerado uma competição e possui regras bem delimitadas. Nesses casos o  percurso e duração é determinado pela organização das provas. Geralmente é praticado por grupos de 3 a 6 pessoas que obrigatoriamente não podem conhecer o percurso até o momento da prova. Cada integrante possui uma função previamente determinada na equipe como navegador, calculista ou contador de passos.

O principal objetivo do trekking de regularidade é se manter no percurso certo sem a necessidade de ser o primeiro a concluir o percurso. Também é importante percorrer todo o caminho dentro do tempo determinado, por isso é importante o uso de equipamentos como mapas para navegação e planilhas com velocidade média, distâncias e referências.

Trekking de velocidade –  O Trekking de velocidade é considerado uma competição, popularmente conhecida como “corrida de competição". Nesse tipo de Trekking o objetivo do atleta é chegar aos postos de controle (definidos pela equipe organizadora da prova) no menor tempo possível. Quem escolhe o caminho é o próprio atleta, dessa forma, os atletas podem optar por aquele que julgarem melhor podendo contar com a ajuda de cartas de navegação e bússolas.

 

Principais equipamentos

Botas

Na hora de escolher o calçado, o mais indicado é utilizar botas pois dão mais segurança aos tornozelos nos diversos terrenos que serão percorridos ao longo das trilhas. 

   

Mochila

A mochila é fundamental para guardar todos os equipamentos e acessórios como cantil, lanterna lanches, kits de primeiros socorros e outros objetos. 

    

Cantil

Em qualquer atividade física praticada ao ar livre é fundamental sempre se manter bem hidratado. Durante a caminhada você deverá sempre ingerir água e jamais ficar com sede, por isso, sempre tenha um cantil de no mínimo um litro.

   

Bússolas

Ter uma bússola é fundamental em Trekkings de velocidade ou de regularidade, mas é aconselhável sempre ter uma mesmo nos Trekkings  de lazer para se orientar e saber a direção certa a seguir para chegar ao ponto final do percurso.

   

Bastões de caminhada

A principal função dos bastões de caminhada é dar apoio. Eles oferecem maior segurança e ajudam na prevenção de acidentes. Um bastão para caminhada também proporciona mais conforto para a coluna em caminhadas longas.

   

Roupas leves

Prefira roupas leves que permitam a transpiração, pois assim o suor evaporará e secará mais rápido evitando desconfortos e assaduras. Calças jeans e blusas de malha não são recomendadas na prática do Trekking.

 

Obs.: Em competições de trekking, como de regularidade e velocidade, é necessário equipamentos específicos. 

 

Que tal praticarmos Trekking? Como acabamos de ver, há modalidades de Trekking para todos os gostos, escolha qual combina com você e confira os diversos equipamentos para trekking que temos disponíveis na Aventura & Cia